DESAFIOS – Encontro Nacional de Tocadores de Concertina e Cantadores ao Desafio

DESAFIOS – Encontro Nacional de Tocadores de Concertina e Cantadores ao Desafio

Em 1996, e com o objetivo de recentrar o papel da concertina e dos cantares ao desafio nas manifestações populares, assim como de reabilitar esta prática, a INATEL promoveu, no Castelo de Santiago da Barra (Viana do Castelo), um primeiro convívio que contou com a participação de aproximadamente 40 tocadores e cantadores.
Este primeiro encontro deu o impulso que fazia falta a um movimento de redescoberta da concertina e à difusão por todo o país de encontros regionais de tocadores que se caracterizam, atualmente, pela participação e envolvimento de milhares as pessoas de diferentes escalões etários e sociais.
A edição de 2015 desta atividade, para além de evocar os 19 anos do primeiro encontro, realizado
DESAFIOS – Encontro Nacional de Tocadores de Concertina e Cantadores ao Desafio - Programa
em Viana do Castelo, assinala as comemorações dos 80 anos de atividade da Fundação INATEL, e vai realizar-se no fim-de-semana de 9 e 10 de Maio de 2015, em Ponte de Lima, com a designação de DESAFIOS – Encontro Nacional de Tocadores de Concertina e Cantadores ao Desafio. 
Este evento, realizado em coorganização entre a Fundação INATEL e a Câmara Municipal de Ponte de Lima, propõe um programa diversificado ao longo de todo o fim-de-semana, com uma componente expositiva e de conversa aberta sobre os principais agentes e protagonistas desta manifestação cultural (v. oradores e moderador).
Ao mesmo tempo, esta iniciativa conta com uma componente performativa de rua e de palco, com Danças Ocultas no Teatro Diogo Bernardes e o Encontro de Tocadores de Concertina e Cantadores ao Desafio pelas ruas da vila de Ponte de Lima e no palco DESAFIOS, na Av. dos Plátanos.

Mensagens populares deste blogue

Pedro Homem de Mello - 110 anos do seu nascimento

Cartaz das comemorações do Dia Nacional do Folclore Português

Romaria de São Bartolomeu do Mar em Esposende