72ª edição dos "Serões no Burgo/Tertúlias Rusgueiras"


A Rusga de São Vicente de Braga - Grupo Etnográfico do Baixo Minho, vai comemorar no próximo dia 31 (sexta-feira), pelas 21h30, na sua sede social (Av. Artur Soares, nº 73, Braga), o 10º aniversário (2004/2014) dos “Serões no Burgo/Tertúlias Rusgueiras”.

A 72ª edição dos "Serões no Burgo/Tertúlias Rusgueiras", que terá por tema, “Serões no Burgo/Tertúlias Rusgueiras: Dez anos a partilhar, questionar e perspectivar saberes e patrimónios", contará com a participação dos dois convidados da 1ª edição: o Dr. José Costa Leite, à época, Delegado Regional da Cultura do Norte (DRCN), e o Dr. Costa Guimarães, diretor do jornal Correio do Minho, e ainda, o actual diretor da DRCN, Dr. António Ponte.

Tal como vem sendo habitual, a moderação será da responsabilidade de José Pinto, presidente da Rusga.

Os três momentos artísticos que a seranzada contempla serão da responsabilidade da Rusga de São Vicente de Braga - G.E.B.M.

Jornadas de História e Património Local – Montargil 2014


Sempre no sábado posterior ao dia 22 de Janeiro, data em, que no ano de 1342, D. Fernando elevou Montargil à categoria de Vila, o Grupo de Promoção Sócio Cultural de Montargil realiza as JORNADAS DE HISTÓRIA E PATRIMÓNIO LOCAL, evocativas do acontecimento.

São passados 642 anos, festejados através da realização do FORUM CULTURA 2014, com um programa verdadeiramente aliciante.

15h00 - Colóquio subordinado ao tema:
Cultura e Identidade, Regionalismos e Equívocos.
Orador - Professor Aurélio Lopes

 
15h45 - Grupo MENSAGEM de Teatro com a peça «A BURRA DE APOLINÁRIO».
 
 
16h30 - CONCERTINAS DE MONTARGIL (O Harmónio, a Concertina, o Acordeão)

Cantar dos Reis em Ponte de Lima


A Associação de Folclore de Ponte de Lima em parceria com o Município promove o tradicional Cantar dos Reis, num espetáculo a realizar no Auditório Rio Lima, no próximo sábado, 11 de janeiro, a partir das 21h00.

Reviver a tradição do Cantar dos Reis de uma forma genuína, através da música, das letras e dos trajes é o objetivo desta iniciativa, que conta com o apoio e a participação dos grupos de folclore do concelho.


Em cada ano os grupos procuram apresentar novas cantigas e recordar uma tradição fortemente enraizada na região e que atrai centenas de visitantes.

Os Grupos e Ranchos Folclóricos do concelho aderem de forma significativa a esta tradição, estando confirmadas as presenças dos seguintes grupos: Rusga Típica da Correlhã; Rancho das Lavradeiras de S. Martinho da Gandra; Associação os Amigos Tocadores de Concertina de Ponte de Lima; Grupo Recreativo Danças e Cantares de Ponte de Lima; Rancho Folclórico de Calheiros; Grupo Danças e Cantares de Vitorino dos Piães; Grupo Etno-Folclórico de Refoios do Lima; Grupo Danças e Cantares do Neiva de Sandiães; Grupo Folclórico da Casa do Povo de Poiares; Rancho Folclórico da Ribeira; Grupo Infantil da Casa do Povo de Freixo; Grupo Folclórico das Lavradeiras de Rebordões Souto; Rancho Folclórico da Correlhã; Grupo Folclórico de Gemieira; Grupo Folclórico de Santa Marta de Serdedelo; Rancho Folclórico das Lavradeiras de Gondufe; Rusga de Musica Popular os Amigos de Arcozelo; Grupo de Musica Popular da Feitosa.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...