Exposição sobre os 50 anos do Cortejo Etnográfico das Feiras Novas


Foi inaugurada no passado dia 9 de julho, na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima a exposição intitulada «50 anos do Cortejo Etnográfico de Ponte de Lima: vivências de uma cultura popular».

Esta iniciativa, que vai decorrer até ao dia 31 de Outubro, visa assinalar o primeiro cortejo etnográfico das Feiras Novas, que este ano comemora 50 anos de existência. 

O Cortejo Etnográfico teve origem no ano de 1964, impulsionado pela Comissão de Festas desse ano, pretendendo dar a conhecer as vivências do povo da ribeira lima.

A ruralidade presente no concelho foi, assim, espelhada neste cortejo, reflexo dos usos, costumes e tradições limianas.

Este cortejo realiza-se desde 1964 até aos dias de hoje, avivando os quadros campestres, as fainas agrícolas, as antigas profissões e relembrando os cantares e dançares das diversas freguesias de Ponte de Lima. 

Representa momentos de regresso às origens, repetindo anos da história das comunidades envolvidas para sedimentar e enaltecer o mundo rural limiano.

A visita a esta exposição pode ser feita, diariamente, de segunda a sexta-feira, entre as 09:30 - 12:30 e 14:00 - 18:30. Para mais informações contate através do seguinte endereço: biblioteca@cm-pontedelima.pt

Mensagens populares deste blogue

Pedro Homem de Mello - 110 anos do seu nascimento

Cartaz das comemorações do Dia Nacional do Folclore Português

Romaria de São Bartolomeu do Mar em Esposende