Os panos que a casa dá - Trajes de Barroso - Exposição

Vai decorrer de hoje, 29 de Junho, até ao próximo dia 30 de Setembro, no Museu de Arte Popular - Lisboa, uma Exposição sobre o tema "Os panos que a casa dá - Trajes de Barroso".

Visitem!

Feira das Tradições em Verdoejo - Valença

Feira das Tradições em Verdoejo - Valença
Neste fim-de-semana, 29 e 30 de Junho, vai realizar-se na freguesia de Verdoejo Parque de S. Tomé) – Valença, a segunda edição da Feira das tradições, com petiscos, artesanato e muita animação popular.

As filhoses, o bolo da sertã, o caldo verde de Valença (que é uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal) a broa de milho, a savelha frita, o arroz de pato e tantos outros petiscos e pratos emblemáticos das cozinhas tradicionais de Verdoejo vão fazer as delícias dos visitantes. Para acompanhar este bons petiscos, os bons vinhos de Verdoejo, de casta alvarinho e trajadura, bem como a cerveja artesanal de Verdoejo e as sobremesas tradicionais.

Esta feira é complementada com uma mostra de artesanato onde se destacam as rendas, os trabalhos em linho e em madeira.

Do programa de animação consta a atuação do Coro Polifónico de Verdoejo, no sábado, às 16h e do grupo 6tàs9, às 21h30. O jantar puxa à tradição e será animado pelos sons das concertinas. O domingo à tarde será animado pelo grupo Refaixos e Palainas, de danças e cantares galegos.

A Feira das Tradições a par da Festa da Lampreia, em São Pedro da Torre e dos Sabores Serranos, em São Julião, são eventos que afirmam os sabores tradicionais das freguesias valencianas e são a mostra do crescente dinamismo, das freguesias e movimentos associativos do concelho. Estes eventos estão a dar um grande contributo ao concelho, cada vez mais associado a uma terra de bons petiscos.

A Feira das Tradições é uma iniciativa é da Associação Cultural de Verdoejo, com o apoio da Câmara Municipal de Valença, Junta de Freguesia de Verdoejo e comércio local.

Oficina de Cusco Transmontano

Após a celebração da importância dos Moinhos-de-água e a colocação em funcionamento dos mesmos no passado mês de Abril, a Tarabelo pretende agora chamar a atenção para a existência do Cusco transmontano. O Cusco é um alimento produzido a partir da farinha da variedade de trigo barbela, e chegou ao nosso país através da influência magrebina, aquando da presença muçulmana em Portugal. Tendo desaparecido de lugares mais evidentes como o sul e centro de Portugal, encontra-se bem cristalizado na tradição transmontana, apesar do seu sério risco de desaparecimento.
Este saboroso recurso gastronómico encerra histórias e saberes ancestrais, que pretendemos dar a conhecer a todos, com o apoio das mulheres que ainda mantêm esta actividade.
Informação adicional pode ser encontrada na plataforma memoriamedia.
A Associação Tarabelo convida todos os interessados a participar nesta Oficina do Cusco, com o seguinte Programa:
Sábado, 29 de Junho, aldeia de Fresulfe
10h00 – Apresentação do Cusco e suas etapas de confecção. Início da oficina do Cusco;
13h00 – Almoço;
14h00 – Continuação dos Trabalhos;
18h00 – Encerramento da oficina;
20h00 – Jantar convívio;
21h00 - Projecção de filme.
Domingo, 30 de Junho, aldeia de Fresulfe
10h00 – Cozinha experimental: confecção de pratos com Cusco;
13h00 - Almoço campestre na praia fluvial;
14h30 – Passeio pedestre;
17h00 – Encerramento da actividade.
A Oficina é gratuita! Para participar, basta fazer-se sócio da Associação, saldando a quota de 10 euros anuais.
Existe ainda a possibilidade de acampamento gratuito, com acesso a WC, nas imediações do Moinho de Fresulfe, instalado em pleno Rio Tuela.
As inscrições poderão ser realizadas através de
ou através dos contactos 00351 93 971 97 10 ou 00351 93 470 02 28.
A Associação TARABELO é uma organização sediada em Vinhais, Trás-os-Montes que explora as temáticas do desenvolvimento rural e da conservação da natureza e tem por principal objectivo a criação de sinergias que possam tornar as aldeias e o seu peculiar modo de vida atractivas aos seus habitantes, dando a conhecer o seu património e a sua profunda ligação com a manutenção da biodiversidade.

28º Festival de Folclore em Serreleis - Viana do Castelo


À Roda do Panelo - S. Pedro 2013 - Vila Real

 
A Associação de Municípios Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro, através da operação Douro Cultural, dinamiza a Feira de S. Pedro em Vila Real com as actividades À Roda do Panelo.
 
Integrando as actividades, encontra-se já patente a exposição Barro Preto em dias de festa Real nas montras da antiga loja Real no Largo da Capela Nova. Um espaço emblemático da cidade de Vila Real recuperado, em parceria com o Museu de Vila Real, para dar a conhecer a arte da Olaria de Bisalhães.

Terras de Bouro – XI Encontro de Tocadores de Concertinas, Cantares ao Desafio e Rusgas


No próximo dia 16 de Junho, a partir das 14h, o Município de Terras de Bouro vai realizar o “XI Encontro de Tocadores de Concertinas e Cantares ao Desafio”.

Esta iniciativa vai ter lugar na Praça do Município da Vila de Terras de Bouro, e tem como principais objectivos: estabelecer uma ligação entre a própria comunidade terrabourense e os tocadores visitantes, bem como dinamizar uma atividade cultural e social de salutar convívio entre os participantes, sendo certo que, contribuirá para a preservação, divulgação e valorização desta tão peculiar forma de expressão musical.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...