Tradições em Portugal – As Maias

A maior Mostra de Maias de Portugal em Valença
        
Até ao próximo dia 5 de Maio, Valença, colorida de flores campestres, vai reviver uma tradição secular, apresentando a maior Mostra de Maias em Portugal: 300 maias distribuídas pelas montras comerciais, edifícios públicos e principais praças da cidade.
Esta cidade fortificada, candidata a Património da Humanidade, e localizada no Alto Minho, junto à fronteira com a Galiza, vai proporcionar uma experiência única a todos os visitantes: a oportunidade de fazer boas compras, num ambiente florido - as giestas, os verdes, as flores campestres e alguns materiais recicláveis vão dar uma cor primaveril às principais ruas de Valença.
Valença revive, assim, a mais antiga festa de celebração da Primavera e do novo ano agrícola, com as “Maias”. Uma expressão viva da tradição e cultura popular que Valença está a recuperar. Cada Maia terá, como manda a tradição, um verso ou dito alusivo. Por todo o concelho muitas outras Maias e raminhos de giesta vão enfeitar as varandas, os portões e as viaturas.
De acordo com Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença, “A mostra das Maias são um incentivo à dinamização do comércio e turismo e um forte atrativo para visitar Valença, comprando no comércio tradicional, saboreando a gastronomia emblemática e pernoitando num dos nossos estabelecimentos hoteleiros. Valença vai apresentar, estes dias, um cartaz turístico único”.

Colóquio: Folclore e Etnografia - Percurso e Exigências da Modernidade

O Rancho Folclórico da Freguesia de Pussos vai realizar, no próximo dia 20 de Abril, na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere, um Colóquio subordinado ao tema "Folclore e Etnografia - Percurso e Exigências da Modernidade", conforme programa abaixo.
Com esta iniciativa pretende que os participantes possam reflectir sobre questões de maior relevância num mundo em constante mudança em que urge apelar à preservação da identidade das nossas gentes.
PROGRAMA
14h30 - Recepção
14h45 - Sessão de abertura
15h00 - Painel I: A limpeza e a conservação do trajo - Técnicas e procedimentos
Drª Madalena Farrajota(Técnica Conservadora de Têxteis no Museu de Arte Popular e no Museu do Traje)
16h00 - Painel II: O Processo Técnico Digital
Sr. Carlos Saraiva(Membro do Conselho Técnico Regional do Baixo Vouga da FFP)
17h00 - Painel III: Os Fundos Comunitários e as Associações
Dr. Paulo Tito Morgado(Presidente das Terras de Sicó e da Câmara Municipal de Alvaiázere)
Moderador: Francisco Agostinho Gomes(Vereador da Câmara Municipal de Alvaiázere)
18h00 - Apresentação do site do Rancho Folclórico da Freguesia de Pussos
19h00 - Degustação de Produtos Tradicionais
Inscrições até ao dia 18 de Abril, através de rffpussos@gmail.com

Dia Nacional e Dia Internacional dos Moinhos

Programa de Comemorações
DIA 6, SÁBADO
Local: aldeia de Quadra (JF de Tuizelo)
09H30 - 12H30
Limpeza da área envolvente ao moinho;
Moenda tradicional;
Leitura por Vítor Morais.

Local: aldeia de Moimenta da Raia (JF de Moimenta da Raia)
15H00 - 18H00
Moenda tradicional acompanhada por burros;
Leitura Encenada de Conto de Jorge Tuela;
Projecção de filme.

DIA 7, DOMINGO
Local: aldeia de Prada (JF de Vila Verde)
10H00 - 12H30
Passeio pedestre acompanhado por burros;
Moenda tradicional;
Histórias de moinhos contadas pela população.

Local: aldeia de Fresulfe (JF de Fresulfe)
15H00 - 18H00
Visita ao Moinho (percurso pedestre opcional);
Apresentação Moinhos de água em Montesinho por José Afonso;
Encerramento do Evento.

Feira Gastronómica “Sabores da Aldeia” na Fortaleza de Valença

No fim-de-semana de 12 a 14 de Abril, na Coroada – Fortaleza, a Câmara Municipal de Valença vai realizar a Feira Gastronómica – Tasquinhas - “Sabores da Aldeia”.

Durante três dias, inúmeras tasquinhas vão apresentar os sabores mais genuínos da gastronomia tradicional valenciana: os enchidos e o presunto, acompanhados da tradicional broa de milho, as pataniscas, o bolo do tacho, o anho assado no forno, os rojões, o cozido à portuguesa, a feijoada, a sopa à lavrador, o arroz de sarrabulho, o bacalhau, o arroz malandro, os queijos, as belouras, as moelas, os bolinhos de bacalhau, a bola, a orelha de porco e o caldo verde de Valença (uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal), bem como a doçaria tradicional, devidamente acompanhados dos bons vinhos verdes locais.

Vão ser três dias em que o ambiente na Fortaleza será o ideal para almoçar, jantar, petiscar e deliciar-se com diversos pratos tradicionais, numa oportunidade única para fazer um roteiro gastronómico singular e genuíno pelos sabores mais tradicionais de Valença, e ainda divertir-se com o variadíssimo programa de animação popular, que complementará esta atividade.

PROGRAMA
12 DE ABRIL
19h00 Inauguração Oficial
21h30 Grupo Popular "Pequenos Minhotos"
13 DE ABRIL
11h30 Abertura do Recinto
15h00 Animação Itinerante
21h00 Grupo de Cordas "6tás9"
22h30 Grupo Popular "Sons do Minho"
14 DE ABRIL
11h30 Abertura do Recinto
11h30 Arruada de Bombos (Amigos do Bombinho e Bombos de Gondomil)
15h00 Encontro de Folclore Local

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Valença, com a colaboração das juntas de freguesia e associações do concelho, pretende mostrar o riquíssimo património gastronómico, tradicional, característico de cada uma delas, pois, de acordo com as palavras de Jorge Salgueiro Mendes, “as tasquinhas vão recordar os sabores antigos dos tempos dos nossos pais e avós, promovendo e recuperando receitas antigas. Este será um cartaz que dinamizará Valença, afirmando a nossa gastronomia, cultura, comércio e turismo”.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...