“Movimento associativo - exercício de cidadania e intervenção cívica"

A Rusga de São Vicente de Braga - Grupo Etnográfico do Baixo Minho, vai realizar, no próximo dia 26 de Outubro (Sexta-feira), pelas 21h30, no  Auditório da Escola Secundária Sá de Miranda em Braga, a 61ª edição dos "Serões no Burgo/Tertúlias Rusgueiras".
Nesta iniciativa vão apresentar intervenções:  Alberto Rêgo, membro da Viana Festas - associação promotora das festas da cidade, presidente do Grupo Etnográfico da Areosa (GEA) e membro do CIOFF - Comité Internacional Organizador de Festivais Folclóricos, Maria José, presidente da associação cultural Monte de Fralães, representará no painel, o movimento associativo de Barcelos. Jean Yves Durand, antropólogo do Instituto de Ciências Sociais da UM, João Araújo, vogal do projecto cultural e artístico, “Estaleiro Cultural Velha-a-Branca”; Manuel Sarmento, docente e investigador do Instituto da Educação (IE) da UM e membro da “ASPA – associação para a defesa, estudo e divulgação do património cultural e natural” e Luís Fontes, da Unidade de arqueologia da UM e membro da Direcção do Grupo de amigos do mosteiro de São Martinho de Tibães (GAMT), sobre o tema: “Movimento associativo - exercício de cidadania e intervenção cívica"
Os três momentos artísticos que o alinhamento dos “Serões/Tertúlias” contemplam, serão da responsabilidade do Grupo Raízes.

Desfolhada Tradicional e Petiscos em Valença

Numa iniciativa da Câmara Municipal de Valença e do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal e a colaboração da Junta de Freguesia de Cerdal e de várias associações e juntas de freguesia do concelho, vai realizar-se no próximo fim-de-semana, 20 e 21 de outubro, na freguesia de Cerdal, a terceira desfolhada tradicional, acompanhada de mostra gastronómica, com arroz de sarrabulho, rojões e petiscos.
Um carro de bois, carregado de milho, vai abrir o desfile da desfolhada tradicional, percorrendo a avenida da Junta de Freguesia, em Bogim, até ao cruzeiro, sábado, 20 de outubro, a partir das 21h00.
Uma eira tradicional vai ser improvisada no local e começa a desfolhada, soltam-se as cantigas, as anedotas, as estórias e as lendas. Os sons estridentes das concertinas e dos bombos vão entusiasmar os mais afoitos para umas desgarradas. Pelo meio a ânsia de aparecer uma espiga rainha e manda a tradição de roubar um beijo a uma donzela, ou de aparecer uma espiga com “filhos” e cumprir o ritual de acender uma vela e colocar a espiga numas alminhas, que se encontrem num cruzamento de caminhos, para espantar os maus espíritos.
Não faltarão os bardeiros e até uma meda para compor o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ritual da desfolhada.
No domingo, 21 de Outubro, o recinto reabre às 12h00 para o almoço onde o Arroz de Sarrabulho e os Rojões serão duas iguarias gastronómicas locais que será possível saborear.
A tarde será animada com bombos e concertinas. Numa festa minhota é claro que não pode faltar, também, o bom vinho e os petiscos. As tasquinhas terão os afamados vinhos verdes, os variadíssimos fumeiros, os pastéis e pataniscas de bacalhau, o bolo do tacho e é claro a doçaria regional.
A desfolhada é uma forma de revivermos as mais puras manifestações culturais minhotas, mostrando a dinâmica cultural e a riqueza etnográfica, promovida pelos movimentos associativos locais que é o grande objetivo deste evento.
Fonte do texto: Município de Valença

Workshop de Danças Tradicionais - “Meia volta e troca o par”

A Fundação INATEL - Agência de Viana do Castelo, vai promover, a partir de 23 de Outubro e até 20 de Novembro, nas instalações do CCD do Grupo Etnográfico da Areosa, um Workshop de Danças Tradicionais, designado por “Meia volta e troca o par”.
Esta atividade, está integrada nas comemorações do ano europeu do envelhecimento ativo e da solidariedade entre gerações, e é destinada a todos os beneficiários da INATEL, associados ou não associados.
Assim, se gostava de aprender alguns passos das danças folclóricas características do Alto Minho, não perca esta oportunidade, e inscreva-se já!
Para mais informações, pode contactar-nos através do email ag.vcastelo@inatel.pt  ou pelo tlf. 258 823 357.

Congresso Internacional de Animação Sóciocultural - "Intervenção e Educação Comunitária: Democracia, Cidadania e Participação"

Vai realizar-se nos próximos dias 25, 26 e 27 de Outubro, no Teatro Diogo Bernardes – Ponte de Lima, e organizado pela Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, um Congresso Internacional de Animação Sóciocultural subordinado ao tema "Intervenção e Educação Comunitária: Democracia, Cidadania e Participação".
Este evento tem por objetivos:
- Analisar o papel da Animação Sociocultural na atual conjuntura de crise;
- Estudar a função da Animação Sociocultural como metodologia de intervenção comunitária;
- Promover a Animação Sociocultural como uma resposta participativa na construção comunitária;
- Refletir sobre a Animação Sociocultural e a sua ligação às redes sociais;
- Impulsionar o pluralismo social, a partilha de projetos, a educação intergeracional   e a inserção de metodologias participativas promotoras de uma sociedade solidária para o século XXI;
- Estimular uma participação comprometida com o desenvolvimento social, cultural e educativo e plasmada numa plena cidadania;
- Dissecar o papel da comunidade, da educação comunitária, do desenvolvimento comunitário como alicerces de construção de um futuro a construir pela participação coletiva. 
Para mais informações pode consultar o site www.geralintervencao.com.pt
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...